Total de visualizações de página

quarta-feira

TEOLOGIAS E TEOLOGADAS

A teologia é o estudo de Deus.

Parece uma contradição. Como estudar Deus?

Na verdade a construção das nossas teologias são nossas próprias construções doutrinárias acerca de Deus baseados no que podemos entender da Bíblia com os recursos que temos.

Quando a gente entra na igreja, logo despencam em cima de nós um monte de livros que explicam as escrituras, geralmente editados por nossa denominação, de modo que já começamos ‘vendo’ com os óculos denominacionais as coisas referentes a Deus!


Na era apostólica, o que os cristãos tinham era apenas a Palavra. Não existia os livros do novo testamento tal como temos hoje, no máximo existiam algumas cartas (que mais tarde virariam livros) lidas ocasionalmente nas reuniões. O que movia as pessoas era o testemunho apostólico!


A necessidade de escrever veio depois, provavelmente com a morte das testemunhas oculares, alguns escritores, movidos pelo Espírito Santo, registraram os acontecimentos, imprimiram seus entendimentos e interpretações do evangelho de Jesus Cristo.


Algumas vezes vemos Paulo dizendo que sobre determinado assunto ‘’não recebi mandamento do Senhor, mas dou o MEU parecer”, tendo em vista as circunstancialidades.
Algumas vezes isso parecia contraditório: no concílio de Jerusalém, Paulo concorda com aquelas proibições aos judeus que não tinham se acostumados com a graça e precisavam um pouquinho de lei para sobreviverem, inclusive a que determina que não comessem de coisas sacrificadas aos ídolos, mais tarde escrevendo aos corintios, ele afirma que comer ou não não das coisas sacrificadas aos ídolos não faz a menor diferença!. Não é que Paulo se contraditava, mas que respeitava o nível de consciência de cada comunidade em relação ao conhecimento do evangelho. Para os judeus, não comam, para os corintios, que não possuíam nenhuma herança cultural ou religiosa dos judeus, ele explica o que realmente deve ser.
Assim Paulo faz quando diz que as mulheres obedeçam aos seus maridos e se quisessem saber de alguma coisa perguntem a eles em casa e também quando diz que os servos (escravos) obedeçam a seus senhores, ao mesmo tempo que diz que em Cristo não há judeu, nem grego, nem servo, nem livre, nem macho nem fêmea pois todos são UM em Cristo Jesus. Paulo sabia que em Cristo todas essas coisas haviam acabado, mas enquanto essa consciência não pudesse chegar ao coração dos homens, deveriam haver certos mandamentos que trilhavam o caminho do meio.


A contece que hoje a coisa é bem diferente.


Após a reforma protestante, quando os cristãos começaram a ler as escrituras, ou se sentiram mais livres para interpretá-las, surgem as diferentes opiniões acerca do que dizia a bíblia acerca do mesmo assunto.


Lutero não aceitava a carta de Tiago, chamando-a de “epístola de palha”, porque não aceitava a idéia de que ‘a fé sem as obras é morta’. Era justamente contra isso que tinha se insurgido. Os cristãos não acreditavam em anjos atuando na atualidade. E daí vem Calvino com a doutrina da predestinação, que dividiria o mundo cristão em Calvinistas e Arminianos, entre outras, os pentecostais só apareceriam no final do século XIX.


A teologia, com nossas idiocrassias, distanciam-se cada vez mais de Deus e se aproxima cada vez mais da própria história da humanidade.


No tempo da escravidão a teologia concordava com base bíblica, baseado em que os servos deviam obediência a seus senhores. A própria igreja católica tinha escravos! Com o surgimento das políticas de libertação dos escravos, a teologia muda também, pregando que todos são iguais perante Deus!


Vejo o tempo todo releituras dos textos bíblicos para a sua acomodação aos acontecimentos e contextos históricos atuais.


Basta um acontecimento diferente na geopolítica do oriente médio e aquele versículo já não diz que dizia antes, e mudará depois se algo diferente ainda ocorrer!
As pessoas que interpretam as profecias de Nostradamus fazem o mesmo. Deixam as coisas acontecerem para depois dizer que estavam preditas!


A bíblia lida como um simples livro não passa de um livro que ajuda as pessoas potencializarem suas próprias ambições e pecados! É a chuva que cai sobre justos e injustos, sobre o justo frutificará justiça e sobre o ímpio injunstiças. A água que rega a flor é a mesma que rega o arbusto! Quem lê entenda! Isso é que faz a gente mandar o outro pro inferno porque não crê naquilo que pressupomos ser a absoluta verdade, nos faz julgar os outros, nos achar melhores que os outros, um verdadeiro ‘curso intensivo de farisaísmo’. Ou você acha que se fôssemos um país onde a política e a religião cristã andassem juntas, como acontece em países islâmicos, agiríamos diferente em relação a alguns “missionários islâmicos” que chegassem pra pregar a palavra de Alá? Mandaríamos pra fogueira como já foram mandamos em nome de Deus muita gente durante a chamada Santa Inquisição!


A bíblia pode ser lida contra a Palavra! Basta ver o exemplo da tentação de Jesus, onde o diabo utiliza textos das escrituras para tentar Jesus!


Mas a bíblia lida como Palavra, sem os óculos denominacionais, ideológicos ou religiosos, traz cura e libertação para a alma que dura para toda eternidade! E a única forma de fazê-la é lê-la sem a pretensão de interpretá-la, apenas deixando que ela penetre em nosso coração. É tão simples que dá preguiça de fazer, é mais fácil encher a mesa de um monte de livros teológicos e viver dos sentimentos e percepções dos ‘intérpretes oficiais”!


Outro dia conversando com um colega, eu não sabia que ele era testemunha de Jeová. Ele fez um comentário sobre os homens-bomba radicais islâmicos, e de como era absurdo acreditar que se explodindo junto com um monte de gente poderiam alcançar o céu. Eu lhe disse que se tratava de ideologia religosa que poderia estar presente em qualquer religião, e dei o exemplo de um pai que prefere ver seu filho morrer a fazer um transfusão de sangue! Era o mesmo princípio, uma interpretação particular das escrituras, paixão religiosa, e pronto continuamos a matar e a morrer pela religião! Ele não gostou e disse que nesse ponto era diferente, pois a bíblia dizia assim. E aí perguntei a ele quantas vezes, se almenos uma vez tinha lido a bíblia pura e simples? E apostava que antes de ler qualquer livro da bíblia ele teria lido antes um monte de livros da torre de vigia. Ele asseverou que realmente nunca tinha lido a bíblia pura e simples! Ou seja usava o óculos da religião!


Podemos mudar inventar teologia o tempo todo, teologia relacional, da libertação, da prosperidade, da confissão positiva, arminiana, calvinista, pentecostal, reformada, podemos referendar baseado em algum versículo isolado as campanhas das sete sextas-feiras, amuletos sagrados, unção do riso, unção do leão, e todo o besteirol evangélico que quisermos, mas Deus não se encontra nos livros, nem mesmo na bíblia se lida com o espírito religioso, Deus se encontra na Palavra!!!


É engraçado como o povo da promessa não percebe que o messias tinha chegado, mas reis magos do oriente vêm adorá-lo. O povo das escrituras não o recebe, mas a maior fé, Jesus diz ter encontrado num centurião romano, e diz que prostitutas e ladrões entravam primeiro no reino de Deus e os filhos ficavam de fora!


Quando disserem que o reino de Deus está aqui ( na religiosidade, no denominacionalismo) ou ali (nas opiniões, nos compêndios, nos concílios) não creais pois o reino de Deus está Dentro de Vós!


Moisés Almeida

Nenhum comentário: